quinta-feira, 5 de março de 2009

Pesquisa aponta que 1 em cada 10 manicures tem hepatite!!!


Sou médica infectologista e fiquei CHOCADAAAAAAAAAAAAAAA quando vi a pesquisa feita constatanto que 1 a cada 10 manicures em São Paulo são infectadas pelo vírus da hepatite.

Se você vai à manicure e não leva seus próprios materiais, fique atenta. Talvez seja uma boa idéia adotar este hábito de vez - do contrário, você pode correr o risco de contrair hepatite.

O estudo é inédito da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. O motivo desttes resultados? Elas não tomam as medidas de segurança necessárias para evitar o contágio e O PIORRRR: muitas nem sabem dos riscos de saúde da profissão.
A pesquisa foi feita com 100 manicures que trabalham em shoppings e salões de diferentes bairros da capital paulista. Para chegar ao número de infectadas, a Secretaria de Saúde colheu amostras de sangue e pediu às mulheres para responderem um questionário. Os vírus encontrados foram do tipo B e C, sendo que a maioria NEM SABE as formas de transmissão e como se proteger, já que a vacina para o primeiro tipo da doença é ministrada gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para essas profissionais. Outro dado preocupante da pesquisa é que apenas 26% das manicures esterilizam seus instrumentos - e muitas nem sabem usar o equipamento considerado mais adequado, a autoclave. 54% das manicures têm uma estufa, mas não a usam na temperatura correta. O forninho de cozinha, totalmente inadequado, foi citado por 8%. Muitas também ignoram qualquer método de esterilização: 2%. Em relação à higiene básica, 74% afirmou sempre lavar as mães antes de depois de fazer mão e pé, mas esse comportamento não foi identificado pelos pesquisadores durante os dias em que estiveram nos salões.

GENTE ESSE ASSUNTO É MUITO SÉRIO!!!! HEPATITE É UMA DOENÇA CRÔNICA E LEVA A MORTE POR CIRROSE OU ATÉ CÂNCER...

VAMOS NOS PROTEGER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

3 comentários:

  1. Tem selo pra vc no meu blog!

    Bjsssssssssss.

    ResponderExcluir
  2. Amada, se eu já não gostava de manicure, agora é que não vou mesmo. Aprendi a fazer minhas unhas com a minha mãe (que é professora de história mas faz unha como ninguém), e nunca senti necessidade de procurar uma profissional.
    Eu tenho meu material separadinho, só eu uso. Até o alicate de unha do meu esposo é separado pois acho que tudo que envolve a possibilidade de se cortar é perigoso né? Fiquei atônita com a pesquisa.

    Beeeeijos, Aramantha.

    ResponderExcluir
  3. Nossa minha mãe esta com hepatite b, ficamos pensando com ela contraiu esta doença, ha uma grande possibilidade de ser na manicure....vou ficar mais atenta obrigada.

    ResponderExcluir