sexta-feira, 13 de março de 2009

TPM


Eu sofro todo mês com uma tensão pré menstrual para lá de intensa. Tenho simplesmente todos os sintomas que são relatados, só ainda não cometi nenhum assassinato, embora muitas vezes dá vontade de matar mesmo hahaha...

Como hoje estou nessa fase do mês, completamente mau humorada, com dores no corpo todo, com vontade de gritar e chorar o dia inteiro e com sensação que o mundo vai acabar a qualquer instante,resolvi postar aqui sobre essa maldição que atinge 75% das mulheres e 8% com sintomas intensos (que infelizmente é meu caso).


Sintomas da TPM:
1.depressão, sentimento de desesperança, pensamentos auto-depreciativos;
2.ansiedade, tensão, nervosismo, excitação;
3.fraqueza afetiva, tristeza repentina, choro fácil, sentimento de rejeição;
4.raiva ou irritabilidade persistente, aumento dos conflitos interpessoais;
5.diminuição do interesse pelas atividades habituais;
6.sensação de dificuldade de concentração;
7.cansaço, fadiga fácil, falta de energia;
8.acentuada alteração do apetite;
9.distúrbios do sono;
10.sensação de estar fora do próprio controle;
11.inchaço e/ou sensibilidade mamária aumentada;
12.dor de cabeça;
13.dores musculares;
14.ganho de peso ou sensação de inchaço;


Causas da TPM
Muitas hipóteses tem sido feitas a respeito das causas desta doença mas, atualmente, o que parece prevalecer é que sejam influências hormonais normais do ciclo menstrual que interfiram no sistema nervoso central.
Parece haver uma íntima relação entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas (substâncias naturais ligadas a sensação de prazer) e os neurotransmissores tais como a serotonina.
É importante ressaltar que esta síndrome acompanha a ovulação normal da mulher.



TPM tem tratamento?
O tratamento da TPM varia entre mudança de hábitos e medicações específicas. Não há tratamentos oficialmente padronizados: o que se propõe são formas de controle dos sintomas, que em alguns casos podem ser bastante eficazes. Cada caso deve ser avaliado individualmente, para que seja indicado um tratamento personalizado.
Em geral, as mulheres com tensão pré-menstrual devem limitar o consumo de alimentos gordurosos e o excesso de proteínas. Um tipo especial de gordura, contudo, é extremamente útil: o ácido cis-linoleico, encontrado em alguns óleos, especialmente o de girassol. As verduras, legumes, cereais e leguminosas, especialmente os integrais, fornecem grande parte dos elementos nutricionais que propiciam o adequado equilíbrio entre hormônios femininos, corrigindo as TPM.
Para sintomas leves, a orientação é dieta, exercícios físicos e relaxamento. Evitar cafeína, cigarro e álcool é indicado para quem sofre de ansiedade. Analgésicos e acupuntura são recomendados para as dores de cabeça. Já as formas mais severas de TPM e as que estão relacionadas a problemas como agressividade, depressão e choro fácil têm sido tratadas com antidepressivos leves. Por exemplo, a fluoxetina (princípio ativo do Prozac) em pequenas doses.
Siga algumas dicas parea enfrentar "aqueles dias":
- Pratique exercícios, que ajudam a amenizar a tensão e a depressão
- Dê preferência a alimentos que funcionem como diuréticos, como morangos, alcachofras e agrião
- Procure não marcar compromissos que exijam demais de você nesses dias
- Levante a auto-estima, caprichando no visual
- Faça sexo. As relações aliviam a tensão e relaxam a musculatura


É isso aí gente, vamos tentar deixar as pessoas ao nosso redor mais aliviadas, porque na TPM ficamos insuportáveis.


Confesso que já fiz vários tratamentos, nada adianta.Sofro sempre, meu rendimento cai muito no trabalho e no esporte. Coitado do namorado, que aguenta resignado sem reclamar.Também reclamar não vai adiantar, pois não tem o que fazer, nem para onde correr.


Resumindo:uma droga essa TMP.


Bjs a todos!


(Fontes:www.gineco.com.br,http://www.southmodels.com.br/TPM_Tratamento.htm)

Um comentário:

  1. Obrigada, prima! Quem acompanhou minha vida no último ano e meio sabe de td q andei passando. Foi mais q um título, foi uma vitória pessoal Obrigada pela amizade de sempre!

    Qto ao post, eu ando tendo muita dor de cabeça durante a menstruação, um saco.

    ResponderExcluir